quinta-feira, 9 de junho de 2011

CHOQUES ELÉTRICOS


O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica.           Eletricidade, por sua vez é o fluxo de elétrons de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente (cobre, alumínio, água, etc.). O choque ao passar pelo corpo humano produz uma sensação desconfortável sentido pelo organismo, o que torna o choque elétrico mais perigoso que outros riscos físicos, como o fio, calor ou ruído.
Para qualificar melhor os riscos e a gravidade do problema, são apresentados alguns dados estatísticos:
* 43% dos acidentes ocorrem na residência;
* 30% nas empresas;
* 27% não foram especificadas;

Tipos de choques:
.:: Choque estático: é aquele que o choque é produzido por eletricidade estática, cuja duração é pequena não provocando efeitos danosos.
.:: Choque dinâmico: é o choque tradicional, ou seja, surge pelo contato direto da pessoa com a parte energizado da instalação. As consequências podem ser pequenas contrações ou até lesões irreparáveis.
.:: Descargas atmosféricas (raios): raios podem incidir diretamente ou indiretamente com uma pessoa, gerando tensão de passo e toque, causando queimaduras graves e até a morte.
Os efeitos estimados da corrente elétrica contínua de 60 Hertz, no organismo humano, podem ser resumidos na tabela que se segue:
CORRENTE
CONSEQUÊNCIA
1 mA
Apenas perceptível
16 mA
Máxima tolerável
20 mA
Parada Respiratória
100 mA
Ataque Cardíaco
2 A
Parada Cardíaca
3 A
Valor mortal

Como observamos, os acidentes de choque elétrico são mais ocorridos em residências. Depedendo da tensão, das condições da residência elétrica (pele da pessoa, área de contato, percusso da corrente elétrica), e o tempo de atuação, as consequências variam de leve e grave.
Como evitar choques elétrico:
Vez por outra ficamos aterrorizados com as notícias que nos chegam, a respeito de mortes por choques elétricos. Veja as dicas de como evitar choques com aparelhos em casa:
1 – Água e eletricidade são uma combinação proibida.O chuveiro elétrico é uma arma dentro do banheiro, ele não pode dar choque quando se toca no registro. Caso isso ocorra, chame urgentemente um profissional.
2 – Em temporal evite pôr celular para carregar, o aparelho pode liberar descarga elétrica e levar à morte.
3 – Se está chovendo evite manipular qualquer equipamento elétrico. Mas se for muito necessário carregar o celular, mantenha-se bem longe do aparelho.
4 – Desligue os aparelhos, caso não esteja usando-os.
5 – Não tente fazer consertos em equipamentos eletrônicos ligados à tomada. Certifique-se disso, antes de iniciar o trabalho.
6 – Nunca use facas para fazer consertos. Utilize ferramentas apropriadas e seguras, que tenham um cabo, punho, uma empunhadura ou com um alicate com proteção emborrachada.
7 – Máquina de lavar-louça, máquina de lavar roupa e ferro de passar são equipamentos que consomem muita energia, muita corrente. Fique atento à tomada desses aparelhos, olhe se estão bem fixadas na parede, se essas tomadas ficarem muito quentes, significa que tem algo errado. Chame um profissional para avaliar e resolver o problema.
8 – Ao sair do banho descalço ou mesmo com sandálias de borracha, mas molhado ou ainda de toalha, não manuseie equipamentos elétricos como ferro, secador de cabelos etc. Muitas pessoas já morreram quando realizaram essas experiências, é melhor prevenir que perder a vida.
9 – Nunca pense que é normal tomar choque elétrico, mesmo de vez em quando, em alguns aparelhos. Esse é um sinal de que algo de errado existe com eles. Deslizes como esse podem causar danos e traumas inversíveis em muitas famílias. Fique atento, é melhor prevenir!

10 - Não conserte antenas ou aparelhos elétricos de forma improvisada, sem conhecimento técnico.
11 - Não deixe as crianças mexerem em tomadas.
12 - Não permita que seu filho empine pipas próximo às redes de energia.
Em caso de haver vítimas os procedimentos são:
·        Desligue a eletricidade ;
·        Afaste a vítima da fonte de energia (sem toca-lá);
·        Utilize cabo de vassoura ou outros que seja isolante para afastar a vítima;
·        Chamar o serviço de emergência;
·        Agir rapidamente;
IMPORTANTE: O acidente com eletricidade oferece perigo de vida, também para o socorrista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário